terça-feira, 27 de julho de 2010

Felicidade clandestina e outros contos

Felicidade clandestina e outros contos é uma reunião de contos da escritora Clarice Lispector.

Este livro começa com o conto "felicidade clandestina" que, considero eu, um dos melhores contos dela. Ele fala da infância, dos sonhos e da crueldade infantil. Nesse conto Clarice fala da menina que gosta dos livros e não pode tê-los e da amiga que tem e não os lê e sabendo que sua amiga deseja avidamente mergulhar no mundo dos livros, começa uma tortura chinesa, psicológica e isso, ao invés de desestimular aquela menina, produz maior vontade e expectativa, a ponto de torná-la persistentemente acima das desilusões.

A mensagem - É o segundo conto. Fala de dois jovens em busca da identidade pessoal, um lugar no mundo. Talvez ele remeta o desejo de todos os jovens, o de ser diferente dos demais em querer buscar um sentido particular para a vida e para o meio em que habitam. Num determinado momento e sem perceber, os jovens crescem e aos poucos percebem que estão se tornando comuns à sociedade que os cercam. A mensagem é um conto peculiar, que nos leva a pensar sobre aquilo que éramos e o que nos tornamos.

A quinta história - É um conto curto, fala sobre baratas, sobre o assassinato e o desprendimento da culpa em favor de um bem maior:  uma casa sem baratas.

Mal estar de um anjo - Este é um conto interessante e engraçado ao mesmo tempo. Conta uma história corriqueira, algo que pode aconteeer com qualquer um de nós: Dividir um taxi em pleno temporal. Acontece que ao ceder um lugar no taxi, a personagem é chamada de "anjo" e este título começou a pesar-lhe os ombros, quis desfazer-se de toda bondade, requerendo a sua vontade em primeiro lugar.

O crime do professor de matemática -  Conto comovente. Fala da lealdade dos cães e da traição humana.

O ovo e a galinha -  Conto interessante sobre um ovo. Neste conto é que a genialidade de Clarice vem à tona. Ela escreve magistralmente sobre os assuntos mais simples e corriqueiros da vida.

Os desastres de Sofia -  Este é o primeiro conto de Clarice que li na vida.Fala de uma garotinha e seu professor de primário. Ela o infernizava, não por ódio, mas por amor. Amor puro e infantil que desejava libertar aquele homem de sua profissão indesejada. Seu amor era facilmente confundido com ódio, assim como são todos os amores de vida real, só se pode odiar alguém, cuja pessoa já amou.

Uma amizade sincera - Como o próprio nome diz, fala de amizades sinceras...


O livro é de leitura fácil. Gostoso de ler, de penetrar nas histórias e trazê-las para a realidade de nossas vidas.